Projetos


Projeto FAPERJ

Soluções de inovação de design de serviços e de produto nas interações humanas no ecossistema do Instituto Refazer

O Projeto Faperj busca compreender a cultura interna de serviço dos colaboradores do Refazer, entendendo suas preocupações, aspirações e motivações. Além disso, buscar identificar os aspectos críticos da experiência dos assistidos e suas famílias.

Outro ponto é compreender como as atitudes e crenças dos colaboradores afetam essa relação, elaborando jornadas de interação dos colaboradores com os usuários dos serviços prestados pelo Refazer, destacando pontos importantes e críticos.

Por fim, o projeto busca compreender como o propósito organizacional é percebido e desenvolvido por áreas, departamentos e stakeholders.

O projeto conta com 2 bolsistas, doutores, que conduzem a pesquisa no Refazer: 
- Luiza Beck Arigoni - Entre as crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto Refazer está uma turminha com restrições importantes nos movimentos e na cognição. São crianças com transtornos de neurodesenvolvimento, como
microcefalia, hidrocefalia, paralisia cerebral com atrasos cognitivos associados, mas que, independentemente de limitações, adoram estar entre outras crianças, fazendo aquela bagunça gostosa com amigos e familiares. O Refazer tem um espaço dedicado às atividades lúdicas, com recursos como brinquedos, jogos, pelúcias, livros de colorir e de histórias infantis. São objetos e materiais que chegam ao Instituto a partir das sempre bem vindas doações, mas que nem sempre são apropriados às características das crianças que lá frequentam, especialmente quando falamos de pessoas com condições de saúde que impactam tanto na sua funcionalidade. A falta de adequação funciona como uma barreira ao uso dos recursos que estão disponíveis às crianças. A pesquisa tem como objetivo promover a mais importante das atividades na infância: o brincar - ação a partir da qual as crianças desenvolvem sua linguagem, habilidades, sociabilidade, entre outras formas de compreender e interagir com o mundo. Para tanto, foram utilizados métodos de pesquisa de campo para observar as interações com brinquedos e relações interpessoais relacionadas ao brincar; de entrevistas com responsáveis pelas crianças para identificar preferências, habilidades e limitações; e consultas a profissionais da Saúde e Educação que trabalham com crianças com deficiência e que têm foco no brincar. A partir dos achados em campo, estão sendo utilizados métodos de design para projetar um produto que estimule e facilite o brincar às crianças com o perfil identificado.

- Eduardo Ariel de Souza Teixeira - Deseja-se obter uma visão completa da cultura interna de serviço dos colaboradores do Refazer, conhecendo suas dores, desejos e motivações. Também busca-se conhecer os pontos importantes para os assistidos e suas famílias na experiência junto ao Instituto. Quais dores são mais sensíveis e podem impactar na interação deles com os profissionais/ voluntários. Tanto como dores, atitudes e crenças dos
profissionais/ voluntários interferem na relação com os assistidos e suas famílias. Além disso, serão modeladas jornadas de interação dos colaboradores com os usuários dos serviços prestados pela ONG, destacando pontos importantes e críticos. Por último, como o propósito organizacional é compreendido e desenvolvido por áreas, departamentos e stakeholders.

Projeto Tijolo

O Projeto Tijolo nasceu da necessidade de melhoria das construções das casas das famílias para dar condições mais dignas de moradia a crianças e adolescentes com doenças graves. Muitas vezes a inadequação destas moradias - como mofo, reboco aparente e falta de saneamento - é o que impede a melhoria das condições de saúde das crianças e de seus familiares.

Com a reforma da casa, além de ajudar diretamente a criança com a melhora da saúde, toda a família é beneficiada. A mãe pode dar melhor conforto a um filho doente e assim ter mais tranquilidade para cuidar de toda a família.

PARCERIA FUNDAÇÃO REPSOL – PROGRAMA MAIS QUE PALAVRAS (2015 a 2017)
Foram realizadas reformas de 4 moradias

OUTROS PATROCINADORES
Reforma de 12 moradias

PÚBLICO DIRETO BENEFICIADO: 85 pessoas

A seguir algumas obras realizadas pelo projeto: 

Projeto Grife Refazer

PARCERIA EXXONMOBIL (2015 a 2020)

Em maio de 2015, foi iniciado um programa de capacitação para mulheres de baixa renda, não somente ligadas ao Instituto Refazer, mas também das comunidades próximas a Grife. Foram distribuídos flyers nas comunidades de Babilônia, Rocinha, Tabajara, Dona Marta, entre outras, oferecendo cursos de capacitação em costura (à mão e máquina), bordado, pintura em tecido, embalagem e custos, totalmente gratuitos para as participantes.

Total de mulheres capacitadas: 368 mulheres

Produção: Mais de 17.000 peças produzidas 

Projeto Elas Entre Linhas e Joias (Projeto Cultural Incentivado aprovado pela Lei Rouanet)

O projeto incentiva a participação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, mães que sustentam suas famílias.

Como funciona: Realizar, no decorrer de 12 (meses), 09 (nove) oficinas educativo-culturais gratuitas de crochê, macramê e ecojoias, a serem realizadas no Instituto Refazer.

O objetivo é valorizar a cultura brasileira popular, a fim de contribuir com as ações de salvaguarda dos saberes e fazeres ancestrais do artesanato de tradição cultural, da arte popular e do valorizar o fazer artesanal. Utilizando a linguagem das artes visuais enquanto bem cultural da economia criativa e da promoção social.