Como Fazemos

Realizamos ações multidisciplinares, baseadas na metodologia do Plano de Atendimento Familiar (PAF), criada pelo Instituto Dara, reconhecida nacional e internacionalmente pela abordagem inovadora e intersetorial do combate à pobreza.

PAF
Para promover a abordagem holística, são realizadas intervenções, com ações integradas nas áreas de saúde, de moradia, de renda, de cidadania e de educação, visando à autonomia e o desenvolvimento de famílias em vulnerabilidade social.

A intervenção visa alcançar impactos positivos nas cinco principais áreas de foco:

1) Saúde
2) Educação
3) Renda
4) Moradia
5) Cidadania
Atendimento PAF
Saúde

1) Saúde

A área da Saúde promove orientação médica, nutricional e psicológica aos componentes do núcleo familiar.
a) Na área médica a ênfase é a prevenção de doenças e a promoção de saúde, com adoção de hábitos saudáveis de vida, como interrupção do tabagismo, prática de exercícios físicos, alimentação saudável e planejamento familiar.
b) Nutricionistas auxiliam a família a fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Oferecem informações sobre aproveitamento de alimentos. Acompanham mês a mês as crianças desnutridas. Indicam dietas especiais e oferecem opções dentro do orçamento familiar.
c) Psicólogos promovem suporte emocional e psicológico, buscando o resgate da autoestima familiar, atendendo e encaminhando, quando necessário, para suporte especializado mais próximos da casa da família

2) Educação

A área de Educação tem como missão acompanhar a frequência escolar regular e o bom desempenho para todas as crianças da família, além de incentivar a participação direta dos pais na educação dos filhos. Um dos principais objetivos é aumentar a conscientização dos pais sobre a importância da educação. Também se incentiva a volta aos estudos e a alfabetização de adultos.

3) Renda

A área de Renda trabalha para capacitar os/as chefes de família e filhos mais velhos para gerar renda e buscar novas oportunidades de emprego e empreendedorismo. São convidados a participar de cursos profissionalizantes. São transmitidas informações sobre empreendedorismo, planejamento financeiro e marketing, fortalecendo o protagonismo e a autonomia das famílias.

4) Moradia

O foco da área de Moradia está na salubridade e o objetivo é fazer com que a habitação tenha condições mínimas essenciais de habitabilidade como água encanada, esgoto, paredes e piso revestidos, instalação elétrica segura, janelas e telhados adequados. O estado da moradia interfere, direta ou indiretamente, na saúde física e psicológica das crianças. A equipe também oferece às famílias conselhos sobre hábitos saudáveis, incluindo limpeza, higiene, organização do espaço e manutenção, para garantir um ambiente saudável em casa.
cidadania

5) Cidadania

A área de Cidadania trabalha para promover o acesso à justiça e orientar a família sobre seus direitos e deveres. As ações desenvolvidas são voltadas para o bem- estar social e para o resgate da cidadania. A área conta com assistentes sociais e advogados que orientam sobre questões jurídicas.
Nosso diferencial